A vida de Mendel (pai da genetica)
Gregor Mendel (1822-1884) foi um monge nascido na Morávia que ficou conhecido como o pai da genética. Seus incríveis trabalhos com o cruzamento de ervilhas forneceram informações valiosas sobre hereditariedade. Mesmo sem conhecimento a respeito de divisão celular e material genético, Mendel foi capaz de propor como as características eram transmitidas aos descendentes de maneira correta e até hoje aceita.
s trabalhos de Mendel baseavam-se no cruzamento de variedades de ervilhas e nas análises de como as características eram passadas adiante de uma geração para outra. Seus resultados foram apresentados em duas conferências da Sociedade de História Natural de Brunn no ano de 1865, e o trabalho impresso foi publicado, em 1866, nos anais da sociedade.
A princípio a pesquisa de Mendel não gerou grande impacto e seu reconhecimento não veio de imediato. Ele chegou a enviar seu estudo para vários pesquisadores, incluindo Charles Darwin, mas, aparentemente, não foi lido. Na realidade, seus trabalhos só foram prestigiados cerca de 35 anos após a publicação, quando Hugo de Vries, Carl Correns e Erich Tschermak-Seysenegg, de maneira independente, redescobriram-nos. Mendel morreu aos 61 anos de idade, em 6 de janeiro de 1884, sem saber que ficaria conhecido como o pai da genética.
Comentários
Postar um comentário