Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2022

Probabilidade em GENÉTICA

Imagem
probabilidade   mostra a proporção esperada de um determinado acontecimento. Ela pode ser definida como o número de resultados   favoráveis   a este acontecimento, dividido pelo número de resultados   possíveis . Se usarmos como exemplo a brincadeira de cara ou coroa, a probabilidade de dar coroa é ½ porque há dois resultados possíveis (cara e coroa), mas apenas um deles é favorável (coroa).  Regra para saber multiplicar a probabilidade genetica; Para sabermos a probabilidade de dois eventos distintos ocorrerem juntos, devemos  multiplicar  as probabilidades isoladas desses eventos acontecerem. Por exemplo, se temos duas moedas e queremos saber qual a probabilidade de, no lançamento das duas moedas, as duas caírem na cara, é só multiplicarmos as probabilidades isoladas.

Ausência de dominância

Imagem
  O gene dominante bloqueia totalmente a atividade do seu alelo recessivo, de maneira que apenas o caráter condicionado pelo gene dominante se manifesta. Nesses casos, portanto, um indivíduo heterozigoto(Aa) exibirá o mesmo fenótipo do homozigoto(AA). Tal fenômeno é chamado de dominância completa. Mas existem casos em que o gene interage com seu alelo, de maneira que o híbrido ou o heterozigoto apresenta um fenótipo diferente e intermediário em relação aos pais homozigotos ou então expressa simultaneamente os dois fenótipos paternos .Fala-se, então, de ausência de dominância.

primeira lei de Mendel

Imagem
 A primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas. Para chegar a essa conclusão, Mendel realizou uma série de experimentos com ervilhas e conseguiu aplicar a matemática em seus estudos.

A vida de Mendel (pai da genetica)

Imagem
  Gregor Mendel (1822-1884)  foi um monge nascido na Morávia que ficou conhecido como o pai da  genética . Seus incríveis trabalhos com o cruzamento de ervilhas forneceram informações valiosas sobre hereditariedade. Mesmo sem conhecimento a respeito de divisão celular e material genético, Mendel foi capaz de propor como as características eram transmitidas aos descendentes de maneira correta e até hoje aceita. s trabalhos de Mendel baseavam-se no cruzamento de variedades de ervilhas e nas análises de como as características eram passadas adiante de uma geração para outra. Seus resultados foram apresentados em duas conferências da  Sociedade de História Natural de Brunn no ano de 1865,   e o trabalho impresso   foi publicado, em 1866, nos anais da sociedade . A princípio a pesquisa de Mendel não gerou grande impacto e seu  reconhecimento não veio de imediato . Ele chegou a enviar seu estudo para vários pesquisadores, incluindo  Charles Darwin , mas, aparentemente, não foi lido. Na reali

Embriologia

Imagem
  Os Anexos Embrionários (alantoide, âmnio, cório e vesícula vitelina) são   estruturas que se formam a partir dos folhetos embrionários ectoderma, endoderma e mesoderma . Eles surgem durante a gestação, mas não fazem parte do embrião. Por esse motivo também são chamados de estruturas extra embrionárias e desaparecem com o nascimento.  Placenta é um órgão formado durante a gestação, que tem como papel principal promover a comunicação entre a mãe e o feto e, assim, garantir as condições ideais para o desenvolvimento do feto.   Óvulos oligolécitos, isolécitos ou alécitos Apresentam uma quantidade pequena de vitelo, que está distribuída de maneira uniforme pelo citoplasma. Ocorre nos espongiários, celenterados, equinodermas, protocordados e mamíferos.  Óvulos heterolécitos, mediolécitos ou telolécitos incompletos. Apresenta uma quantidade média de vitelo que está concentrada abundantemente no pólo vegetativo. Ocorre nos platielmintes, moluscos, anelídeos e anfíbios.   Óvulos telolécitos